Existem dois tipos principais de câncer de pulmão que podem ser encontrados em homens e mulheres. Câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de pulmão de células pequenas, ambos únicos à medida que crescem e se espalham dentro do corpo de maneira diferente.
Câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC)
O NSCLC é o mais comum dos dois cânceres de pulmão e é atribuído a cerca de 85% de todos os casos encontrados em um paciente. Ele tende a crescer e se espalhar em um ritmo muito mais lento do que o câncer de pulmão de pequenas células (CPCP) e é dividido em três subtipos principais, todos com suas próprias células cancerosas exclusivas.
1 O caricinoma de células escamosas (caricinoma epidermóide) é atribuído a cerca de 25-30% de todos os casos encontrados. É constituído por células finas e achatadas (semelhantes às escamas de peixe) que revestem as vias respiratórias internas do pulmão e começa nas células escamosas no centro do pulmão.
2 O adenocaricinoma é atribuído a cerca de 35-40% de todos os casos encontrados, principalmente em fumantes, embora também seja encontrado em não fumantes. Começa nas células que têm propriedades glandulares (secretoras) e cresce lentamente na região externa do pulmão. É mais comum em mulheres do que em homens e tem maior probabilidade de ser encontrado em pessoas mais jovens. Pacientes com esse tipo de câncer costumam ter um melhor prognóstico (expectativa de vida).
3 O caricinoma de células grandes (indiferenciado) é atribuído a cerca de 10-15% de todos os casos encontrados. Ele cresce e se espalha rapidamente à medida que suas células se multiplicam rapidamente. Quando vistas ao microscópio, as células têm uma aparência anormal em comparação com outros tipos de células cancerosas.
Caricinoma adenoescamoso e carcinoma sarcomatóide também são subtipos de NSCLC, embora sejam muito raramente encontrados em um paciente.
Câncer de pulmão de pequenas células (SCLC)
SCLC é muito menos comum do que NSCLC, e atribui apenas a cerca de 10-15% de todos os casos encontrados. Ele tende a crescer e se espalhar muito mais rápido do que outros tipos de câncer e é dividido em três tipos, cada um contendo diferentes tipos de células.
O caricinoma de pequenas células (câncer de células de aveia) é um câncer altamente maligno, geralmente encontrado no pulmão, embora também possa ser encontrado em outras partes do corpo, como colo do útero, próstata e trato gastrointestinal.
O caricinoma misto de células pequenas / grandes é uma forma rara de câncer de pulmão que, quando diagnosticado, é formado tanto pelo câncer de aveia quanto pelo caricinoma de células grandes.
O caricinoma de pequenas células combinado é diagnosticado quando um tumor maligno é encontrado originando-se dos tecidos pulmonares e contém ambos os caricinomas de células pequenas, misturados com um ou mais componentes do caricinoma de células não pequenas.