Câncer

Quantos tipos diferentes de câncer de pulmão existem?

Existem dois tipos principais de câncer de pulmão que podem ser encontrados em homens e mulheres. Câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de pulmão de células pequenas, ambos únicos à medida que crescem e se espalham dentro do corpo de maneira diferente.

Câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC)

O NSCLC é o mais comum dos dois cânceres de pulmão e é atribuído a cerca de 85% de todos os casos encontrados em um paciente. Ele tende a crescer e se espalhar em um ritmo muito mais lento do que o câncer de pulmão de pequenas células (CPCP) e é dividido em três subtipos principais, todos com suas próprias células cancerosas exclusivas.

1 O caricinoma de células escamosas (caricinoma epidermóide) é atribuído a cerca de 25-30% de todos os casos encontrados. É constituído por células finas e achatadas (semelhantes às escamas de peixe) que revestem as vias respiratórias internas do pulmão e começa nas células escamosas no centro do pulmão.

2 O adenocaricinoma é atribuído a cerca de 35-40% de todos os casos encontrados, principalmente em fumantes, embora também seja encontrado em não fumantes. Começa nas células que têm propriedades glandulares (secretoras) e cresce lentamente na região externa do pulmão. É mais comum em mulheres do que em homens e tem maior probabilidade de ser encontrado em pessoas mais jovens. Pacientes com esse tipo de câncer costumam ter um melhor prognóstico (expectativa de vida).

3 O caricinoma de células grandes (indiferenciado) é atribuído a cerca de 10-15% de todos os casos encontrados. Ele cresce e se espalha rapidamente à medida que suas células se multiplicam rapidamente. Quando vistas ao microscópio, as células têm uma aparência anormal em comparação com outros tipos de células cancerosas.

Caricinoma adenoescamoso e carcinoma sarcomatóide também são subtipos de NSCLC, embora sejam muito raramente encontrados em um paciente.

Câncer de pulmão de pequenas células (SCLC)

SCLC é muito menos comum do que NSCLC, e atribui apenas a cerca de 10-15% de todos os casos encontrados. Ele tende a crescer e se espalhar muito mais rápido do que outros tipos de câncer e é dividido em três tipos, cada um contendo diferentes tipos de células.

O caricinoma de pequenas células (câncer de células de aveia) é um câncer altamente maligno, geralmente encontrado no pulmão, embora também possa ser encontrado em outras partes do corpo, como colo do útero, próstata e trato gastrointestinal.

O caricinoma misto de células pequenas / grandes é uma forma rara de câncer de pulmão que, quando diagnosticado, é formado tanto pelo câncer de aveia quanto pelo caricinoma de células grandes.

O caricinoma de pequenas células combinado é diagnosticado quando um tumor maligno é encontrado originando-se dos tecidos pulmonares e contém ambos os caricinomas de células pequenas, misturados com um ou mais componentes do caricinoma de células não pequenas.

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Deixe seu Comentário!

Veja também!