Câncer

Os princípios básicos do câncer de pele

Houve uma época em que o câncer era uma doença considerada rara e quase inédita para a maioria das pessoas. Hoje, os médicos encontram um número crescente de pessoas que estão sendo afetadas pelo mesmo. O que é alarmante é que existem tantos tipos de câncer hoje em dia e que muitas vezes detectá-los se torna uma tarefa difícil.

Um dos tipos mais comuns de câncer encontrados hoje em dia é o câncer de pele e, na maioria dos casos, a razão por trás do mesmo é que as pessoas não estão cuidando de si mesmas e não estão protegidas contra o sol. O que é importante lembrar é que, se o câncer de pele for detectado a tempo, pode ser tratado e até curado.

O que é câncer de pele?

Quando há um crescimento descontrolado de células da pele que não são normais, isso é conhecido como câncer de pele. Este tipo de câncer ocorre quando o DNA das células da pele é danificado e não foi reparado. Isso leva a mutações, defeitos genéticos e também pode levar a tumores e malignidades.

Por que o câncer de pele precisa ser tratado imediatamente:

Se a condição for detectada em seus estágios iniciais, é relativamente fácil tratar o câncer e até mesmo erradicá-lo completamente. Além disso, a detecção precoce também garante que a doença não se espalhe para outras partes do corpo.

Para receber um tratamento precoce, é importante que você aprenda a examinar sua pele, o que, por sua vez, garantirá que você seja capaz de detectar a doença com bastante antecedência.

Quais são os tipos de câncer?

Para tratar o câncer de pele, descobrir o tipo de câncer é a etapa mais importante de todas. Na verdade, existem três tipos de câncer de pele:

Carcinoma basocelular (BCC): Este é talvez o tipo mais comum de câncer de pele e, na verdade, é muito mais frequente, em comparação com os outros tipos de câncer de pele. Esse tipo de câncer surge das células basais, que na verdade estão presentes nas camadas mais profundas da epiderme. A apresentação inicial pode ser em forma de inchaço ou ferida que não cicatriza. Também pode se apresentar na forma de uma mancha de pele vermelha e irritada. Na maioria das vezes, as áreas da pele constantemente expostas ao sol, como rosto, orelhas e couro cabeludo, são afetadas pelo carcinoma basocelular. Se a condição for diagnosticada bem a tempo, é possível tratá-la e curá-la.

Carcinoma de células escamosas (SCC): Iniciando nas células escamosas, esse tipo de câncer também infesta na epiderme. A condição pode se apresentar na forma de crostas ou descamação da pele. A área pode ficar vermelha e inflamada e pode haver saliências, que não cicatrizam. Embora a condição seja observada mais comumente em áreas constantemente expostas à luz solar, ela pode se manifestar em qualquer parte do corpo. Com o tratamento precoce, a disseminação da doença pode ser interrompida.

Melanoma: Este é o tipo mais perigoso de câncer de pele que surge das células pigmentadas da pele. Se a condição não for diagnosticada dentro do prazo, pode levar à morte; no entanto, esse tipo de câncer pode ser tratado e curado com pequenas cirurgias. Mas se o melanoma começar a se espalhar pelo corpo, curá-lo pode ser uma tarefa bem difícil.

Quais são os principais tratamentos para o câncer de pele:

Se a condição for detectada dentro do prazo, existem certos procedimentos e tratamentos que podem curar o câncer. Alguns dos procedimentos mais comumente usados ​​incluem:

Ampla excisão local – O tumor é removido por cirurgia, e uma pequena porção dos tecidos ao redor do tumor também é removida.

Cirurgia de Mohs – O câncer de pele é removido de maneira muito precisa

Criocirurgia – O tumor é destruído com tratamento a frio

Cirurgia a laser – As células cancerosas são vaporizadas com laser

Curetagem e dessecação – O câncer de pele é removido por métodos como raspagem e cauterização

Quimioterapia tópica – Os medicamentos prescritos, na forma de loções ou cremes, deverão ser aplicados na pele, onde o câncer já se manifestou

Tratamentos a laser para tumores pré-cancerosos – Um laser é usado para remover as doenças da pele que podem eventualmente evoluir para câncer de pele

Terapia fotodinâmica para crescimentos pré-cancerosos – Medicamentos especiais, conhecidos como agentes fotossensibilizantes, são combinados à fototerapia e são utilizados para a erradicação das células defeituosas.

Quais são os principais prós e contras?

Aqui estão as coisas que você deve fazer:

· Procure minimizar o tempo que passa ao sol, principalmente entre as 10 da manhã e as 2 da tarde, que é quando os raios de sol são mais fortes.

· Use roupas que ofereçam proteção contra o sol, incluindo óculos escuros e chapéus com abas largas

· Certifique-se de usar protetor solar regularmente e escolha um que ofereça proteção contra raios UVA e também UVB.

· Evite bronzeamento artificial, camas de bronzeamento e aparelhos de bronzeamento, tanto quanto possível.

· Aprenda como reconhecer os ABCDEs de lesões de câncer de pele:

R: Assimetria

B: irregularidade de fronteira

C: Variabilidade de cor

D: Aumento do diâmetro

E: Natureza em evolução

· Se você notar quaisquer lesões ou manchas na pele, é melhor consultar um dermatologista imediatamente.

Aqui estão as coisas que você deve evitar fazer:

· Se você notar quaisquer sinais de câncer de pele, não os ignore e certifique-se de que você os tenha examinado por um médico.

· Em vez de ir a um clínico geral, faria sentido encontrar um dermatologista, pois ele poderia aconselhar melhor.

· Se a condição for diagnosticada como câncer de pele, não hesite em fazer perguntas e fazer mais tratamentos.

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Deixe seu Comentário!

Veja também!