Este artigo falará sobre vários aspectos das complicações, prevenção e diagnóstico da hepatite B.
Diagnóstico de Hepatite B
Se os médicos entenderem que você tem hepatite B, eles pedirão que você faça um exame físico completo. Eles também farão exames de sangue para verificar se você está com o fígado inflamado ou não. Se o seu nível de enzimas hepáticas estiver alto e você também tiver sintomas de hepatite B, então há alguns testes que você precisa fazer.
- HBsAg: Os antígenos são as proteínas do vírus da hepatite B. Os anticorpos são as proteínas produzidas pelas células imunológicas do corpo. Eles são visíveis no sangue 2 e 11 semanas após a exposição. Se você receber tratamento e se recuperar, ele passa após 5 a 6 meses; mas se eles estiverem presentes após seis meses, a condição tornou-se crônica.
- Anti-HBs: Eles são visíveis logo após o desaparecimento do HBsAg. Estas são as principais coisas que lhe dão imunidade contra a hepatite B para sempre.
Se a condição for crônica, o médico fará uma biópsia, o que significa que sua amostra de tecido hepático será testada. Isso pode revelar a gravidade de toda a condição. A ultrassonografia hepática também pode ser realizada para verificar a quantidade de danos ao fígado. De acordo com os resultados, os médicos darão a você Remédio para hepatite B.
Complicações da hepatite B
Freqüentemente, os pacientes com hepatite B não ficam doentes e nem mesmo sabem sobre a doença, a menos que ela atinja os últimos estágios. Conseqüentemente, complicações graves ocorrem.
- Cirrose: Aqui, o fígado fica com cicatrizes. O fígado não consegue fazer seu trabalho adequadamente e, lentamente, resulta em insuficiência hepática.
- Câncer de fígado: Há uma chance de câncer de fígado se você sofre de hepatite B crônica. Os médicos podem pedir que você faça um exame de ultrassom para verificar a condição do fígado.
- Insuficiência hepática: Esta é a condição em que o fígado para de funcionar completamente. É também chamada de doença hepática em “estágio terminal”. Existem muito poucos casos de hepatite B em que isso aconteceu.
- Doenca renal: Foi observado que a hepatite B causou cirrose e um tipo de doença renal.
- Problemas de vasos sanguíneos: Isso envolve principalmente a inflamação dos vasos sanguíneos.
Prevenção da hepatite B
Existem algumas maneiras pelas quais a hepatite B também pode ser prevenida.
- A vacina contra hepatite B é a melhor forma de prevenção e também é recomendável administrá-la a todos os recém-nascidos.
- Usar preservativos enquanto faz sexo.
- Você deve usar luvas se precisar tocar em lençóis, tampões e curativos.
- Cubra todas as feridas e cortes abertos.
- Não compartilhe brincos perfurados, ferramentas para cuidar das unhas, escovas de dente e lâminas de barbear com outras pessoas.
- Não compartilhe nenhuma goma de mascar ou mastigue antes de dar ao bebê.
- Agulhas para tatuagens, piercing na orelha ou medicamentos e ferramentas de pedicure e manicure são esterilizadas adequadamente.
Gravidez e hepatite B
Se alguma mulher estiver grávida e ao mesmo tempo infectada com hepatite B, há uma pequena chance de passar o vírus para o bebê durante o parto, mas a probabilidade é muito menor durante o período de gravidez. Se o bebê tiver o vírus e não for tratado, pode ter problemas de fígado. Conseqüentemente, os bebês são vacinados após o nascimento.