Câncer

Hábitos a serem mudados para prevenir o câncer

Cada um de nós tem tanto medo do câncer que seu desenvolvimento significa o fim da vida do indivíduo. A propósito, a incidência de câncer está aumentando em todo o mundo porque, à medida que a expectativa de vida melhora, as taxas de câncer aumentam, assim como as fatalidades por câncer.

Estatisticamente, a incidência de câncer e mortes por câncer é maior nos países em desenvolvimento por causa de suas populações crescentes, que vivem mais e se tornam cada vez mais suscetíveis a cânceres associados a estilos de vida industrializados. Além disso, os países em desenvolvimento têm menos recursos para lidar com o problema.

A OMS prevê que os casos de câncer deverão aumentar 57% em todo o mundo nos próximos 20 anos, um “desastre humano” iminente que exigirá um foco renovado em sua prevenção.

Mas a boa notícia é que os cânceres são evitáveis ​​e podem ser evitados se os conhecimentos médicos atuais forem acionados. A doença pode ser combatida abordando fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool, dieta e exercícios. Eles também podem ser evitados com a adoção de programas de rastreamento e vacinas no caso de cânceres desencadeados por infecções, como câncer cervical e de fígado.

Hábitos de vida a serem mudados para prevenir o câncer –

Existem certos hábitos de vida que precisam ser eliminados para prevenir o câncer:

Fumar – Fumar cigarro libera centenas de produtos químicos tóxicos no ar. Desses produtos químicos, cerca de 70% podem causar câncer. Mesmo o fumo passivo é considerado uma causa de câncer. Os charutos são ainda piores porque um grande emite quase a mesma quantidade de fumaça de segunda mão que um maço inteiro de cigarros. Não existe uma “quantidade segura” de fumo passivo, pois mesmo níveis baixos podem ser prejudiciais.

Obesidade – O tecido adiposo extra produz quantidades excessivas de estrogênio e outros hormônios que podem estimular o crescimento e a proliferação celular, aumentando assim as chances de desenvolver câncer. A obesidade também pode causar inflamação crônica, que com o tempo pode danificar o DNA, causando câncer. A obesidade está associada a um risco aumentado de cólon, mama em mulheres na pós-menopausa e câncer de endométrio, entre vários outros.

Exposição à luz solar – A exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele. Usar filtro solar pode ajudar a prevenir o câncer de pele, mas deve ser do tipo certo, amplo espectro, FPS 30 ou superior e resistente à água.

Idade – Um quarto dos novos casos de câncer são diagnosticados em pessoas entre 65 e 74 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Embora este seja um fator não modificável, fortes evidências mostram que uma dieta repleta de uma variedade de alimentos vegetais, como vegetais, frutas, grãos inteiros e feijão ajuda a diminuir o risco de muitos tipos de câncer.

Estilo de vida sedentário – Pode levar ao desenvolvimento de câncer. Cientistas na Alemanha analisaram 43 estudos observacionais, que incluíram mais de 4 milhões de pessoas e quase 70.000 casos de câncer, descobriram que duas horas adicionais por dia de comportamento sedentário estavam ligadas a um aumento de 8% no risco de câncer de cólon, um aumento de 10% no câncer endometrial risco e um aumento de 6% no risco de câncer de pulmão, mesmo entre pessoas que eram fisicamente ativas.

Exposição à luz artificial à noite – Os cientistas descobriram que a exposição de nossos corpos à luz artificial à noite aumenta o risco de certos tipos de câncer, como mama e próstata, que requerem hormônios para crescer. Uma possível explicação é que a exposição à luz artificial à noite suprime a produção de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono e também é um poderoso antioxidante. Níveis mais baixos de melatonina estão associados a um risco maior de câncer de mama, pois há algumas evidências de que as mulheres, que trabalham em turnos noturnos, apresentam taxas ligeiramente mais altas de câncer de mama.

Incapacidade de dizer não a outra bebida – Se as pessoas excederem o limite diário recomendado de ingestão de álcool de duas bebidas para homens e uma bebida para mulheres, elas têm maior risco de desenvolver certos tipos de câncer, especificamente de cabeça e pescoço, esôfago, fígado e mama.

Grelhar ou fritar carnes em alta temperatura – Isso leva à produção de HCAs (aminas heterocíclicas) e PAHs (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), produtos químicos que comprovadamente causam alterações no DNA que podem aumentar o risco de câncer.

Hereditariedade – O câncer é uma doença genética, pois é causado por certas alterações nos genes que controlam a maneira como as células funcionam, especialmente como elas crescem e se dividem. As alterações genéticas que promovem o câncer podem ser herdadas de nossos pais se as alterações estiverem presentes nas células germinativas, que são as células reprodutivas do corpo (óvulos e espermatozoides). Mesmo que uma mudança predisponente ao câncer esteja presente em uma família, nem todos que a herdam necessariamente desenvolverão câncer.

Não se exercitando o suficiente – Um grande número de pesquisas internacionais têm mostrado que o exercício regular, desde que aumente a freqüência cardíaca, pode ajudar a prevenir o câncer ou diminuir o risco de seu retorno. Uma boa meta é fazer exercícios pelo menos 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana. Atividades de intensidade moderada, como caminhada rápida, podem ser suficientes, embora haja mais benefícios com o aumento da intensidade. Além disso, a adição de algum treinamento de força pelo menos três dias por semana trará mais dividendos.

O resultado final –

Se alguém descobrir que desenvolveu câncer, ficará assustado demais, abalando profundamente a pessoa para o resto da vida. Infelizmente, a incidência de diferentes tipos de câncer está aumentando em todo o mundo. Diante da tendência atual, será necessário abandonar os hábitos de vida que predispõem ao desenvolvimento do câncer.

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Deixe seu Comentário!

Veja também!