Se o câncer de próstata for detectado antes de atingir o estágio final, então ele é geralmente tratado com muito sucesso. O tratamento tem obtido taxas de sucesso cada vez maiores nos últimos vinte anos, embora ainda não se saiba o que causa o câncer e como preveni-lo.
No entanto, se o câncer se espalhar da próstata para o osso, torna-se extremamente difícil e muitas vezes impossível de curar. Nesta situação, os tratamentos visam prolongar a vida e aliviar os sintomas, em vez de curar.
Quando o câncer atinge seu estágio final, o paciente pode começar a apresentar sinais como perda de peso, cansaço e dores em diversos locais. No caso desse tipo de câncer, isso é especialmente verdadeiro na região lombar e nos quadris.
O câncer de próstata é a segunda causa mais provável de morte para um homem em mortes relacionadas ao câncer. Se não for tratado e desde que o homem não morra por outros motivos, isso causará a morte. Por ser um câncer de desenvolvimento lento, em muitos casos o homem pode morrer de outras causas antes de ser morto pelo câncer. Isso é especialmente verdadeiro porque o câncer de próstata é muito mais provável de ocorrer entre homens mais velhos e pode levar 15 anos ou mais para se desenvolver completamente.
Se o câncer atingiu um estágio incurável, os tratamentos podem ser eficazes na redução da dor e no prolongamento da vida, embora, como já foi dito, uma vez que o câncer se espalha para os ossos, geralmente seja intratável.
As taxas de sobrevivência
O câncer de próstata, embora não receba tanta exposição quanto outros tipos de câncer, é o mais comum de todos entre os homens nos Estados Unidos e no Reino Unido. De acordo com o NHS, cerca de 111 homens em 100.000 terão câncer de próstata em algum momento de suas vidas.
Como esse tipo de câncer tem desenvolvimento lento e é mais comum entre homens mais velhos, muitos morrem de outras causas sem serem afetados por ela. No entanto, é a segunda causa mais comum de morte por câncer no Reino Unido. Cerca de 10.000 homens morrem por causa disso a cada ano no Reino Unido.
No passado, devido à dificuldade no tratamento, a taxa de sobrevivência do câncer de próstata era bastante baixa. No entanto, nos últimos vinte anos, a taxa de sobrevivência tem melhorado e era de cerca de 86% em 2009. Em comparação com 31% em 1975, essa é uma grande melhoria.
A idade desempenha o maior fator neste tipo de câncer, com os homens mais velhos muito mais propensos a sofrer disso. Acima de 65 as chances de obter aumentam muito, e acima de 85 ainda mais. Você pode descobrir mais sobre as opções de tratamento em nosso site health-and-beauty-base.com. Homens com histórico familiar de câncer também têm uma chance muito maior de contrair o câncer eles próprios.
Não há maneira conhecida de diminuir o risco de contrair câncer de próstata, embora uma dieta que inclua muita gordura animal possa aumentar a chance de contrair câncer de próstata.